sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Série "Salmo 23" - 06 - Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo.

Salmo 23: Companhia - Sol Serenat Omnia

Desejo contar aqui uma ilustração acerca de uma senhora que recebeu a notícia de que seu filho fora morto. Então Ela ficou desesperada. Fechou-se no quarto e não quis receber ninguém.

Seu pastor foi visitá-la. Sentou-se à beira do leito, mas ela se recusou a dar-lhe atenção. Ele ficou em silêncio durante algum tempo e depois começou a dizer: "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará." E recitou todo o salmo, frase por frase, com voz suave e calma. E aquela mulher o ouviu.

Quando ele chegou a este verso, que tem grande poder reconfortante, ela começou a recitar juntamente com ele: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo." Quando terminou, ela sorriu debilmente e disse: "Agora, parece que tudo mudou."

Henry Beecher disse que o Salmo 23 é o rouxinol do livro de Salmos. O canto do rouxinol nunca é mais belo, do que numa noite escura. Para a maioria dos homens, a morte é o fato mais terrível.

Após um culto fúnebre, alguém se aproximou do pastor, e disse: "O senhor já oficiou muitos destes cultos. Será que isto não se tornou uma rotina para o senhor?" A resposta foi: "Não. Eu nunca me acostumo com a morte. Cada uma é um acontecimento diferente.

Nós a enfeitamos com flores e coroas, e cantamos belos hinos, mas nem mesmo as flores e a música podem transformar uma sepultura num lugar de festa. A morte nos torna temerosos. Nós nos sentimos sozinhos e desamparados."

É certo que a expressão "vale da sombra da morte" não significa apenas morte física. Ela já foi traduzida como: "o corredor sombrio", e compreende todas as experiências duras e terríveis da vida.

Alguém já falou do vale da sombra da morte, um vale que existe na Palestina, e vai de Jerusalém ao mar Morto. É uma trilha estreita e perigosa que corta as montanhas. Sendo um caminho árduo, é muito fácil uma ovelha precipitar-se ribanceira abaixo e morrer. É uma viagem difícil que ninguém deseja fazer. Contudo as ovelhas não a receiam. Por quê? Porque sabem que o pastor vai com elas.

E para nós há os momentos sombrios da vida, os quais todos temos que atravessar. A morte é um deles. Desilusões são outros destes momentos. A solidão é outro. E há vários outros ainda.

Já conversei com muitas pessoas que estavam atravessando o "vale das sombras", e disse-lhes que procurassem um lugar e ficassem a sós com Deus. Disse-lhes que parassem um pouco de lutar; que se esquecessem por uns instantes das circunstâncias adversas da vida; que impedissem a mente de se preocupar com o amanhã, com o ano seguinte, com o futuro.

Pare um pouco. Fique quieto, em silêncio, e, mesmo que esteja dentro deste "corredor sombrio", você sentirá uma presença estranha e maravilhosa, e a sentirá mais fortemente do que antes. Muitas pessoas me contaram que sentiram esta presença – que ouviram o canto do rouxinol em meio à escuridão. Onde quer que a trilha da vida me leve, eu não temerei nada, disse Davi. E milhares e milhares de outras pessoas também já se libertaram desse medo. Como? "Tu estás comigo." Há um grande poder nesta presença.


** Clique no link para ver o "Salmo 23" completo com os links para os textos:

Série "Salmo 23" - O Salmo do Pastor (Compilado)

-------------------------------------------------------------------------------------------

Não deixe de acompanhar nossa nova série sobre o Salmo 23. Deixe aqui em  baixo seus comentários e dúvidas. Inscreva-se em nosso Blog no canto superior direito e receba em primeira mão as novas postagens desta série e de todas as nossas publicações.

Graça e Paz.


FEED

VEJA MAIS:

 
;