segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Série "Salmo 23" - 09 - Unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.

Salmo 23: Suficiência - Sol Serenat Omnia

O técnico de um time de futebol americano disse aos universitários no seu primeiro treino. Ele disse que o futebol era um esporte muito violento, e que, se quisessem praticá-lo, tinham que aceitar o fato de que iriam sofrer algumas contusões.

Assim também é a vida. Se quisermos vivê-la, temos que esperar alguns ferimentos e mágoas. E é assim mesmo. Foi pensando nisto que Davi escreveu: "Unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda." Quando as ovelhas estão pastando, às vezes elas cortam o focinho contra alguma pedra aguda escondida na relva. Além disso, pode haver espinheiros, e elas sofrerem arranhões e ferimentos.

Outras vezes, a subida era íngreme, e o sol estava muito quente, inclemente mesmo. No fim do dia, o rebanho estava muito cansado, sem forças. Ao chegarem ao aprisco, o pastor se punha à entrada e examinava cada ovelha que passava. Se ela tivesse algum ferimento, ele lhe aplicava um óleo balsâmico que ajudava a cicatrizá-lo, e evitava a infecção. A ovelha ficava boa logo.

Outra peça dos apetrechos do pastor era um vaso de barro que estaria cheio de água. Era um tipo de jarro que conservava a água sempre fresca, pelo processo da evaporação. À medida que cada ovelha se aproximava, ele mergulhava na água uma grande caneca cheia até a borda, e a estendia para o animal. A ovelha sedenta e cansada sorvia com prazer o líquido restaurador.

Todos nós nos lembramos bem de quando éramos crianças e cortávamos o dedo, ou dávamos uma topada. Logo corríamos para a mamãe, ela nos beijava, e a dor passava. Parecia haver um místico poder curativo no seu amor.

Agora somos adultos, mas ainda nos ferimos. Nosso coração sofre tristezas e mágoas. A consciência às vezes nos dói, como um dente infeccionado. Somos feridos também em nossos sentimentos. O mundo pode nos parecer rude e cruel. Outras vezes ficamos cansados e desanimados. A vida se torna um peso insuportável.

Aqui também vemos o terno Pastor que compreende o sofrimento de seus filhos e está sempre pronto e capaz para nos socorrer nestes transes.

Harry Lander, o famoso artista escocês, ficou moralmente arrasado quando perdeu seu filho, mas ele se encontrou com o Pastor.

Certa vez, ele deu um concerto em Chicago perante um auditório lotado. No fim, ele teve que atender aos insistentes pedidos de bis. Afinal, quando conseguiu silenciar a platéia, ele disse tranqüilamente: "Não devem aplaudir a mim e sim ao bom Deus; é ele que põe a música em meu coração."

Notemos que Davi disse: "Unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Ele não disse: Unge-nos a cabeça. Ele usou o pronome no singular. Durante todo o dia, o pastor esteve cuidando do rebanho como um todo, mas quando entram no aprisco, ele as examina uma a uma.

Um de meus professores nunca conseguia lembrar meu nome. De certa forma, eu também nunca aprendi a gostar dele. Jesus disse: "Ele chama pelos nomes as suas próprias ovelhas" (João 10:3). Gosto desta passagem. Faz-me sentir importante. O salmista disse: "O Senhor... sara os de coração quebrantado... conta o número das estrelas" (Sal. 147:2, 3, 4). Todo o poder do Universo está à minha disposição.


** Clique no link para ver o "Salmo 23" completo com os links para os textos:

Série "Salmo 23" - O Salmo do Pastor (Compilado)

-------------------------------------------------------------------------------------------

Não deixe de acompanhar nossa nova série sobre o Salmo 23. Deixe aqui em  baixo seus comentários e dúvidas. Inscreva-se em nosso Blog no canto superior direito e receba em primeira mão as novas postagens desta série e de todas as nossas publicações.
Graça e Paz.


FEED

VEJA MAIS:

 
;