quinta-feira, 9 de abril de 2015

Afinal o que são "Línguas Estranhas" ou "A Língua dos Anjos"?


Falando Com o Céu - Sol Serenat Omnia

“Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja.” I Coríntios 14:12

Certa vez fui convidado por um amigo para assistir um culto em sua igreja e eu aceitei de bom grado o convite. Porém algo me causou estranheza e me deixou intrigado em relação ao que é denominado “dom de línguas” nas igrejas pentecostais. O pregador expunha a mensagem e falava claramente aos seus ouvintes, porém de tempos em tempos durante a mensagem ele recitava algumas palavras estranhas que ninguém compreendia (confirmei isso perguntando ao meu amigo depois do culto) e creio eu que nem mesmo o pregador compreendia tais palavras.

Ao buscarmos a luz na Palavra de Deus verificamos que o ato de falar em línguas “estranhas” foi relatado pela primeira vez no livro de Atos dos Apóstolos capítulo dois. O que aconteceu por ocasião do dia de Pentecostes logo após a ascensão de Jesus ao céu. Atos 2:1-4.

O motivo de ser dado esse dom é explicado logo a seguir em Atos 2:5-11. (“Habitando” no verso cinco quer dizer que “moravam” em Jerusalém essas pessoas quando aconteceu o fato). E também várias pessoas, de vários lugares, que precisavam ouvir em sua própria língua estavam reunidas em Jerusalém por ocasião do pentecostes; levando-nos assim a concluir que a expressão língua “estranha” quer dizer antes língua “estrangeira” do que língua “esquisita”.

“Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? Porque estareis como que falando ao ar. Há, por exemplo, tantas espécies de vozes no mundo, e nenhuma delas sem significação. Se, pois, eu não souber o sentido da voz, serei estrangeiro para aquele que fala, e o que fala será estrangeiro para mim. Assim também vós, já que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja.” I Coríntios 14:9-12

Pelo que sei, e me informei, não havia nenhum estrangeiro presente no culto aquele dia em que fui à igreja com meu amigo; ali todos falavam e entendiam em português, e mesmo se houvesse um estrangeiro não seria aquela – que o pregador falava – a sua língua materna.

Quando Paulo escreveu as palavras de I Coríntios 14 ele não estava dizendo que as pessoas não deveriam ter dons espirituais, pelo contrário, deveriam buscá-los com afinco, porém a busca pelos dons deveria ser para a edificação – em Deus – de si mesmos e do povo, e cada pessoa deveria ter um – ou mais – dom diferente.

“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.” I Coríntios 12:4

Os dons são dados com um fim útil e não apenas por uma manifestação insípida “A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.” I Coríntios 12:7

Com essas afirmações em mente nos façamos três perguntas:

1 – Acaso o Espírito Santo, que é perfeito como Deus, faria algo sem um propósito edificador, como falar palavras que ninguém entende?

2 – Qual o propósito de se falar em uma outra língua (principalmente desconhecida no mundo inteiro) em um local onde todos falamos a mesma língua, o português?

2 – Posto que Deus ama todos os seus filhos de igual forma e que deseja sempre ter contato com eles e falar com eles, como faria o Senhor para se comunicar com alguém que não entendesse a tal "língua dos anjos" que dizem usar por aí?

Graça e Paz!!

------------------------------------------------------------------------------------------------

FEED

VEJA MAIS:

 
;