segunda-feira, 6 de abril de 2015

ARTIGO: O Dom Profético e a Igreja de Deus.

Ellen Gould White - Sol Serenat Omnia

Gostaria de agradecer ao meu amigo Fábio por ter suscitado as questões que levaram à escrita desse artigo, por sempre me perguntar sobre o assunto e me conduzir cada vez mais a aprender e, queira Deus, poder ensinar alguma coisa. Quero agradecê-lo também por ter tido paciência em esperar que eu enfim terminasse de escrever esse texto. Ele é um homem curioso e está sempre em busca de conhecimento e esclarecimento.

É interessante notar que a palavra "curioso" vem da expressão grega "kurios" que significa literalmente SENHOR. Logo, alguém curioso, já está inspirado antes mesmo de buscar efetivamente o conhecimento, pois Deus quando criou o ser humano colocou nele essa vontade insaciável de conhecer, de saber, de obter mais ciência e de enxergar o que está além dos olhos.

Observe os dois seguintes versos da Bíblia:

"E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai." Filipenses 2:11

"No princípio era o VERBO, e o VERBO estava com Deus, e o VERBO era Deus." João 1:1

Se Jesus Cristo é o Senhor (Kurios) e Ele é o Verbo (Logos) de Deus. Podemos deduzir que em Deus está a origem da inteligência e da curiosidade que nos leva ao entendimento, ao saber e à ciência. E é pelo conhecimento de Jesus Cristo, através da Bíblia Sagrada (a palavra, o Verbo) que chegamos até Ele.

E a promessa a todo ser humano, quer seja rei ou servo, culto ou inculto, pobre ou rico, que busca sinceramente conhecer a Deus, é: "...conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Antes da entrada do pecado no mundo, Deus e o homem se comunicavam face a face. Tendo caído em pecado, o ser humano perdeu esse privilégio, mas Deus não desistiu de manter contato com Seus filhos. Há muitas maneiras através das quais Ele fala. Uma delas é o ministério profético. O profeta Amós disse: “Certamente, o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o Seu segredo aos Seus servos, os profetas” (Amós 3:7). Profetas são porta-vozes de Deus, especialmente dotados pelo Espírito Santo para essa tarefa.

Com o tempo o ser humano foi se distanciando de Deus, com quem falava cara a cara no princípio. Mas Deus, em sua infinita sabedoria não deixou o homem à deriva no mundo, deixou uma bússola que aponta para Ele e que nunca falha. A essa bússola chamamos Bíblia Sagrada, a palavra (Logos)  de Deus que nos revela Seu Amor e Salvação através de Seu filho Jesus Cristo.

Ao longo da história do ser humano neste mundo Deus sempre escolheu líderes para seu povo. Desde Adão até aos dias de hoje ele tem chamado homens e mulheres para revelar a seus pares a vontade de Deus, "homens que não se compram nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o erro pelo seu nome; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que aconteça tudo errado.". Podemos ver isso na vida de várias pessoas ao longo do relato bíblico, mesmo num mundo de perdição como no tempo do dilúvio Deus encontrou esse homem em Noé, ou quando da destruição de Sodoma e Gomorra, em Ló. Nos palácios do Egito em José ou na corte de Babilônia em Daniel.

Deus é organizado e criterioso. Ele criou a noite e o dia e delimitou seus horários; criou as estações do ano e cada uma chega em seu dia e hora determinados. E assim é com Seu povo. Liderança e hierarquia é importante pra todas as religiões sérias.

A diferença fundamental entre a religião verdadeira e a religião do erro reside em que a verdadeira segue o que está na Bíblia Sagrada, o manual regulamentador da religião do povo de Deus.

Um mito que precisa ser aqui esclarecido é o de que "todos os caminhos conduzem a Deus", de fato Deus pode transformar coisas ruins em resultados bons, pode pelo seu poder ensinar a verdade para as pessoas através dos erros delas, mas de forma alguma pode Ele passar por alto que alguém, que conheça o que é certo e mesmo assim escolha o erro.

E para aqueles que escolhem buscar o caminho da verdade e da vida, Deus sempre providencia alguém que possa ajudar essas pessoas a encontrarem esse caminho, alguém que por entrega e fidelidade a Deus já tenha adquirido maior conhecimento do Senhor e que esteja assim apto a guiar outros à Ele.

"E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: COMO PODEREI ENTENDER SE ALGUÉM NÃO ME ENSINAR? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse." Atos 8:30-31

Qualquer homem ou mulher que se dedique a ensinar as verdades da Palavra de Deus, que não se desvie da verdade para um lado nem para o outro, é considerado forte líder diante do seu Senhor.

Daniel foi levado como escravo para a Babilônia junto com muitos outros e destacou-se por sua fidelidade a Deus, assim José, quando também escravo foi levado ao Egito. Moisés foi criado como filho do Faraó. Paulo era um homem de grande intelecto, poder e influência, e tantos outros, dentre os seguidores de Jesus, políticos, servidores públicos e pescadores. Não importa a posição, conhecimento, intelecto, sabedoria ou poder que o homem tenha nesse mundo, o que importa é a disposição para ouvir quando Deus fala e, como Moisés, responder ao chamado: "...EIS-ME aqui." Êxodo 3:4, ou como Isaías: "...Eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

Um profeta é aquele que ouve e atende a voz de Deus e leva a Palavra Dele a outros. Quando Moisés libertou o povo de deus do Egito ele era um profeta, pois levava a vontade de Deus ao povo, e um líder, pelo mesmo motivo.

Ellen White, nascida em 1827, foi uma profetisa e uma líder do povo de Deus não por ter nascido com um dom especial, ou por ser uma pessoa marcada de alguma forma, e nem mesmo por ter sido agraciada por Deus com algum favor especial, antes, seus dons e liderança foram conquistados por uma fé forte e posição decidida ao lado da verdade. De família pobre e comum, devido a um acidente teve que deixar a escola aos nove anos de idade, porém sua curiosidade (como citado no começo desse texto) fé e dedicação a levaram a crescer como uma mulher sábia que, inspirada por Deus, assim como os profetas de outrora, assim como Filipe em seu encontro com o Eunuco, nos ensinou verdades esquecidas baseadas na Palavra de Deus.

De acordo com a Wikipédia: "Durante sua vida, ela escreveu mais de 5 mil artigos e 40 livros, totalizando mais de 100 mil paginas. Hoje em dia, graças as compilações feitas de seus manuscritos, mais de 100 títulos estão disponíveis em Inglês e 52 em português." Houve quem calculasse certa vez que, mesmo sem uma educação formal, Ellen White escreveu tantos manuscritos, hoje reunidos em livros que, se empilhados, ultrapassariam a altura de um homem.

E ainda de acordo com a Wikipédia: Ellen White é a autora feminina mais traduzida de não-ficção na história da literatura norte-americana, bem como o mais traduzido autor de não-ficção americana de ambos os sexos. Seus escritos tratam de teologia, evangelização, vida cristã, educação e saúde. Ellen também promoveu a criação de escolas e centros médicos. E Seus livros há mais de cem anos já falavam sobre os males do tabaco, do açúcar, da ingestão exagerada de carnes dentre outros. Além de um imenso tratado sobre educação de crianças e jovens, sobre família e casamento; sobre praticamente todas as áreas da vida, e seus escritos são estudados e utilizados por muitos especialistas hoje em dia. E o mais impressionante, sem uma educação formal e com uma vida produtiva acima de qualquer autor moderno.

Mas o mais importante disso tudo, ela nunca negou os escritos sagrados, nunca os alterou, nunca tentou colocar seus ensinos acima da Palavra de Deus, ela mesma afirmou em 1903: "Pouca atenção é dada à Bíblia, e o Senhor deu uma luz menor para guiar homens e mulheres à luz maior, a Bíblia."

Nossa regra de vida é a Bíblia Sagrada, a qual não foi dado a ninguém o direito de alterar. Os escritos de E. G. White não são substitutos à Palavra de Deus, antes todos eles a confirmam e nos conduzem à ela.

A coisa mais importante a se observar é que algumas pessoas alegam que a Igreja Adventista tem em Ellen G. White uma espécie de "Santa" digna de adoração, em outros casos que ela é a fundadora de uma nova religião centrada em si mesma.

No primeiro caso é mentira, pois na Bíblia, nossa regra de fé, está escrito: "Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás...Êxodo 20:3-5

E no segundo caso, também é mentira, porque o nome Adventista do Sétimo Dia fala por si só. O primeiro nome porque acreditamos na VINDA do Salvador (Gênesis 3: 15 e 21) e o segundo porque guardamos o Sétimo Dia como o dia de descanso do Senhor (Gênesis 2:2). Como se pode observar a Igreja Adventista do Sétimo Dia existe desde o começo dos tempos, muito antes do nascimento de Ellen White, Moisés, Samuel, José, Daniel, ou qualquer outro profeta.

Pelos motivos já expostos, Ellen G. White é para os cristãos uma mensageira, assim como o foram outros antes dela. Alguns profetas tem suas palavras registradas no Cânon Sagrado e outros não. José, Elias e Eliseu, por exemplo, não tem e são aceitos como profetas de Deus por todas as religiões que seguem a Bíblia. Já a Moisés são creditados os cinco primeiros livros.

Jesus disse: "E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele." Lucas 7:28, e no entanto não há um "Livro de João Batista" no cânon sagrado.

E o mais importante em todos os homens e mulheres cujas histórias estão registradas na Bíblia é que nenhum deles se contradizem ou contradizem a Palavra de Deus, Palavra essa que o próprio Jesus seguia, e também não contradisse.

Jesus várias vezes citou o que hoje conhecemos como Velho Testamento (a Bíblia disponível na época) confirmando assim que "...Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar..." 2 Timóteo 3:16.

Em Mateus 15:7 Ele cita Isaías e em Mateus 24:15 cita Daniel. E nas grandemente conhecidas tentações pelas quais ele passou no deserto, todas ele venceu com um "Está Escrito...". Nunca contradizendo e sempre confirmando o que disseram esses profetas e esses também citaram outros, fazendo assim com que a Palavra de Deus seja concisa e coesa.

Como uma religião que prega ser seguidora de TODA a palavra de Deus, não poderíamos fingir que nela não estão escritas essas três advertências:

1 - No começo da Bíblia: "Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando." Deuteronômio 4:2

2 - No meio da Bíblia: "Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido." Mateus 5:18

3 - No final da Bíblia: "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro." Apocalipse 22:18-19

Ter uma bíblia na mão ou em casa não é garantia de que alguém será transformado ou salvo por ela, senão a grande maioria dos homens seriam bons, honestos e justos, e não haveriam tantas igrejas e religiões diferentes e, na maioria dos casos, divergentes. É necessário que alguém traduza para nossa língua ou que nos diga numa linguagem mais comum ao que conhecemos, que nos explique o que já se aprendeu e nos abra os olhos e nos mostre o caminho ao qual a bíblia aponta. Qualquer pessoa é capaz de aprender Matemática, Química ou Física, mas não é mais fácil quando alguém que já compreende do assunto lhe explique até você conseguir provar por si só?

Basta ter a sinceridade e humildade do eunuco em seu encontro com Filipe: "...COMO PODEREI ENTENDER SE ALGUÉM NÃO ME ENSINAR?" Atos 8:30-31

É por isso que estamos aqui neste momento e é isso que os escritos e conselhos de Ellen G. White é para a Igreja Adventista do Sétimo dia. Como ela mesma dizia: "Uma luz menor que aponta para uma Luz Maior", a Palavra de Deus.

Disse Jesus: "Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam." João 5:39

********

Eis abaixo outros links importantes para conhecer a história da Igreja Adventista e saber mais sobre a relação dela com o Dom Profético e os escritos de Ellen G. White:

Vida e Obra de E.G.W: http://goo.gl/EHtVjs
Leitura Diária sobre a fundação bíblica da igreja: http://goo.gl/u8PSuC
A história da igreja em vídeos: http://goo.gl/KATUDH
Mais respostas: http://goo.gl/6jYWX1

Graça e Paz!

----------------------------------------------------------------------------



FEED

VEJA MAIS:

 
;