domingo, 1 de fevereiro de 2015

Meditações Diárias, 23 Fev. 2015 - Os Dons Espirituais e a Bíblia (pt 1)

Meditações Diárias - Sol Serenat Omnia

LEITURA ANTERIOR: Meditações Diárias, 22 Fev. 2015 - Sobre o Restauracionismo


Os Dons Espirituais e a Bíblia - 1

23 de Fevereiro

"E Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado." Efésios 4:11-13, NVI

Os primeiros adventistas guardadores do sábado defendiam o ensino bíblico de que os dons espirituais, inclusive o dom de profecia, existiriam na igreja até o segundo advento.

Uriah Smith fez uma ilustração que expressa bem essa ideia. Ele escreveu: "Suponha que estejamos prestes a começar uma viagem. O dono da embarcação nos entrega um livro de instruções, dizendo que ele contém as orientações neces­sárias para toda a jornada e que se prestarmos atenção a elas, chegaremos com segurança ao destino.

"Depois de partir, abrimos o livro para saber o que ele diz. Descobrimos que o autor alista princípios gerais para nos governarem na viagem e nos instrui o máximo possível, abordando as várias dificuldades que podem surgir, até o fim. Entretanto, também nos fala que a última parte de nossa jornada será especial­mente perigosa; que as características da subida estão em constante mudança por causa de areias movediças e tempestades; 'contudo, para essa parte da viagem', diz ele, 'providenciei um piloto que os encontrará e lhes dará as informações que as circunstâncias e os perigos ao redor exigirem; dêem ouvidos a ele'.

"Com essas instruções, chegamos ao momento especificado de perigo e, con­forme a promessa, o piloto veio a nosso encontro; mas, assim que ele ofereceu seus serviços, alguns dos tripulantes se levantaram contra ele. 'Temos o livro de instru­ções original', protestaram, e isso nos basta. Só nele nos baseamos e em nada mais; não queremos nada de você'.

"Quem está dando ouvidos ao livro de instruções? Aqueles que rejeitam o pilo­to ou os que o aceitam, conforme o livro orienta? Julguem vocês.

"No entanto, alguns [...] podem nos abordar sobre esse ponto da seguinte forma: 'Então você considera que a senhora White é nosso piloto?'. É para evitar esforços nessa direção que escrevemos essa frase. Não é isso que estamos dizendo. O que afirmamos com distinção é isto: que os dons do Espírito nos são dados para servirem de piloto nestes tempos de perigo e sempre que encontrarmos manifes­tações genuínas dos dons, em quem quer que seja, temos o dever de respeitá-las. Se não o fizermos, chegamos ao ponto de rejeitar a Palavra de Deus, que nos ins­trui a aceitá-los".


FEED

VEJA MAIS:

 
;