domingo, 1 de março de 2015

Meditações Diárias, 14 Abr. 2015 - Mudança Sobre a Porta Aberta (pt 2)

Meditações Diárias - Sol Serenat Omnia

LEITURA ANTERIOR: Meditações Diárias, 13 Abr. 2015 - Deus Usa Até Nossos Erros


Mudança Sobre a Porta Aberta - 2

"Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá." Apocalipse 3:7

Um dos acontecimentos mais significativos para o adventismo do sétimo dia foi a mudança da porta fechada para a porta aberta, no início dos anos 1850.

Antes de analisarmos a nova posição, é necessário resumir os vários significa­dos que eles atribuíam ao antigo ponto de vista: (1) a porta da graça teria se fechado em 22 de outubro de 1844; (2) uma profecia se cumprira nessa data; e (3) a missão evangelística deles após esse período se restringia aos que haviam sido mileritas.

A maioria das discussões sobre o assunto se concentrava no primeiro e no ter­ceiro pontos, mas o segundo era igualmente importante.

No entanto, conforme observamos antes, o cumprimento da profecia certa­mente não era o segundo advento. Logo, a porta da graça não havia se fechado. O resultado é que eles acabaram reconhecendo o erro do primeiro ponto e abri­ram mão da interpretação da porta fechada.

Tal conclusão os levou a mudar de ideia quanto ao terceiro ponto. Desde a visão de Ellen White, em novembro de 1848, a respeito da mensagem do adven­to se espalhando pelo mundo como raios de luz, a percepção de uma missão com portas abertas começou a despontar aos poucos entre os relutantes fiéis. Eles pas­saram a. ver, progressivamente com mais clareza, que tinham uma mensagem do tempo do fim para todo o mundo, não só para os ex-mileritas.

Conforme Ellen White expressou em março de 1849: "Mostrou-se-me então [...] que o tempo para os mandamentos de Deus brilharem em toda a sua importân­cia [...J seria quando a porta fosse aberta no lugar santíssimo do santuário celestial, onde está a arca que contém os Dez Mandamentos." Segundo essa visão, em 1844, Jesus Se levantou, fechou a porta do lugar santo e abriu a do santíssimo: "Vi que Jesus havia fechado a porta do lugar santo, e que nenhum homem poderia abri-la; e que Ele havia aberto a porta para o santíssimo, e que homem algum podia fechá-la" (PE, p. 42). Com essa abertura, chegou o discernimento sobre uma nova mensagem a respeito do sábado e de assuntos proféticos relacionados que acabariam levando os guardadores do sábado até as extremidades da Terra.

No que se refere à missão, o adventismo nunca mais seria o mesmo. Diante do movimento estava uma missão com portas abertas. Esses mensageiros tinham uma mensagem que o mundo precisava ouvir antes do advento de Jesus nas nuvens.

------------------------------------------------------------------------------------------------

FEED

VEJA MAIS:

 
;